Programação estruturada
versus orientada a objetos

Neste primeiro módulo, você conhecerá um pouco sobre programação estruturada (como funciona e qual a sua estrutura) e sobre programação orientada a objetos (como funciona e alguns conceitos).

Antes de entender as diferenças entre estas duas programações, é necessário entender os conceitos de cada uma.

 

 

 

Imagine que quando falamos dessas duas programações, estamos falando de duas pessoas diferentes. É importante saber que apesar dessas duas pessoas terem o mesmo objetivo de vida, que é programar, cada uma tem seu jeito particular de pensar.
Vamos entender melhor como é a programação estruturada e como ela funciona?

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA

É preciso saber que este tipo de programação segue uma lógica e sequência de pensamentos de uma máquina. Ou seja, a sua lógica é direcionada à linguagem de máquina, já que ela realiza o que foi orientado pelo programador por meio de uma linguagem estruturada.

Para saber mais sobre isso, observe o recurso abaixo. As imagens contidas nele representam fluxogramas (símbolos para representação de regras e procedimentos lógicos que levam a solução de um problema) das interações já mencionadas: sequência, decisão e iteração.

Segue uma sequência lógica para realizar determinada ação, ou seja, os comandos



#PraCegoVer: Figura 1 – sequência – é composta por uma Seta no sentido vertical, com indicação para baixo, seguida de um retângulo vazio, outra seta no mesmo sentido que a anterior seguida de outro retângulo.

Uma ou mais decisões devem ser testadas pelo programa, por exemplo: If Else, Else If, SWITCH-CASE.

#PraCegoVer: Figura 2 – decisão - é composta por uma seta no sentido vertical, com indicação para baixo, seguida de um losango, depois outra seta também na vertical com indicação para baixo. Na ponta da lateral direita do losango há uma seta, na horizontal, com a indicação da esquerda para a direita.

É uma repetição que pode ser interrompida quando a condição for satisfeita, por exemplo: mostre na tela números de 1 a 100, o programa iniciará mostrando o número 1 na tela e só finalizará quando chegar ao número 100, que neste caso é a condição a ser satisfeita. As estruturas a serem utilizadas para realizar essa tarefa pode ser a FOR, a WHILE e a DO WHILE.

#PraCegoVer: Figura 3 – Iteração - é composta por uma seta no sentido vertical, com indicação para baixo, seguida de um retângulo, depois outra seta também na vertical com indicação para baixo, seguida de um losango. Entre a seta e o losango há um traço. Depois do losango há uma seta, na vertical, com a indicação para baixo. Na ponta da lateral direita do losango sai uma seta que faz um traço em linha reta, depois vai no sentido para cima e depois para a direita até encontrar a primeira seta apontada na figura.

Diferente da programação orientada a objetos, a estruturada segue processos (sequência contínua de fatos) para conseguir atingir o seu objeto final, que é a solução de um determinado problema. Imagine que existe um programa a ser desenvolvido, onde várias etapas precisam ser cumpridas. Na programação estruturada esse programa é dividido em vários processos pequenos e depois que todos estão resolvidos, os juntamos para formar a resolução final do problema.

Para entender de forma mais clara o conceito apresentado, observe o exemplo a seguir. Não se esqueça de selecionar as setas para ver todas as informações.

SAIBA MAIS (link)

Para conhecer mais sobre a programação estruturada, as estruturas por meio de fluxogramas e como elas são utilizadas na programação, convidamos você a assistir o vídeo Fluxogramas e programação estruturada.

 

Neste tópico, você compreendeu acerca do conceito de programação estruturada, a qual é fundamentada em processos destinados à resolução de um determinado problema. Porém, ainda é necessário conhecer a programação orientada a objetos. Desta forma, a seguir, vamos nos aprofundar nesse conceito.

 

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

Agora que você compreendeu sobre a lógica por trás da programação estruturada, vamos entender como funciona a programação orientada?

Como você viu, as duas são um modo de programação, mas cada uma possui a sua própria lógica de funcionamento.

 

 

 

 

 

Enquanto a programação estruturada obedece a uma lógica de máquina, a programação orientada a objetos funciona de um modo mais similar ao raciocínio humano. Os seus códigos são organizados de acordo com objetos, e não processos, como no caso da programação estruturada.

 

Para ajudá-lo a compreender melhor, convidamos você a assistir o vídeo que preparamos sobre como surgiu a POO.

 

 

Confira o vídeo sobre a origem da programação orientada a objetos.

Confira aqui o que foi abordado no vídeo.

 

De acordo com o vídeo, o modo de programar orientado a objetos surgiu da necessidade de deixar a programação mais fácil, possibilitando ao desenvolvedor entregar um software que satisfaça completamente o cliente. Algo muito difícil e às vezes, quase impossível, com a programação estruturada.

Para que isso ocorra, é necessário que você, como programador, ensine a máquina a pensar como os seres humanos, mostrando como o nosso mundo funciona.

Certo, mas como se faz isso?

Primeiro, você precisa compreender alguns conceitos! Vamos lá?

São elementos do mundo real para o mundo da programação. O objeto é criado a partir de uma classe. É algo que se visualiza, se utiliza e assume um papel no domínio do problema. Um exemplo disso, é um Fusca 1964.

São as características do objeto. Considerando o exemplo do Fusca 1964, os atributos deles são: ano de fabricação é 1964 e que ele tem um formato arredondado e o motor fica na parte traseira.

São os comportamentos do objeto. Ainda de acordo com o exemplo, o Fusca pode se locomover, transportando pessoas, cargas etc.

São os agrupamentos que descrevem todos os objetos de um único tipo. Por exemplo, o fusca pertence à classe dos carros. Não importa a sua marca ou ano. O que importa é que são objetos que se encaixam nesta classe, que serve como molde para a criação dos objetos. É na classe que são moldados os objetos que serão utilizados do programa a ser desenvolvido.

 

Nas imagens apresentadas abaixo, temos exemplos de alguns objetos do mundo real que podem ser levados para a programação orientada a objetos.

 

Assim, você entendeu os conceitos fundamentais na programação de objetos, os quais são os objetos e as classes. Todavia, é preciso também compreender um outro conceito correlato: o de atributos.

Os atributos são simplesmente as características de um objeto. Ou seja, no nosso exemplo de carro, podemos ter atributos como modelo, placa, ano, cor, tamanho etc.

Veja outro exemplo, reunimos alguns atributos que podem ser inseridos em uma classe de um objeto do tipo “pessoa”.

 

 

Nas palavras apresentadas, é possível notar alguns atributos relacionados à classe pessoa (bonita, engraçada, esperta, grande, gorda etc.), ou seja, nessa classe, é possível encontrar pessoas (objetos) com tais características (atributos).

 

Já os métodos são todos os tipos de ação que um objeto pode realizar. No caso de um carro podemos pensar em ações como dar ré, ir para frente, frear etc. No caso de uma pessoa, podemos pensar em ações como comer, correr, falar, andar, entre outras diversas ações que uma pessoa pode realizar.

Para que esses conceitos fiquem mais claros, assista ao vídeo que preparamos para você com mais um exemplo.

 

Confira o vídeo sobre conceitos de programação orientada a objetos.

Confira aqui o que foi abordado no vídeo.

 

Assim, no vídeo você viu o conceito de método e de instância, os quais ficaram ainda mais concretos por meio da exibição de um exemplo prático.

SAIBA MAIS (link)

Indicamos ainda o vídeo: O que é Programação Orientada a Objetos?, o qual é possível se aprofundar mais nesses assuntos sobre os métodos e suas vantagens, classes, objetos e atributos. Vale a pena você conferir!

 

Até este ponto, você estudou acerca do conceito de método e de instância, os quais, juntos com os de objeto, classe e atributos, são essenciais para a prática da programação orientada a objetos.

Agora que possui uma base teórica mais consistente em relação à programação estrutura e à programação orientada a objetos, a seguir, acompanhe uma reflexão comparativa entre ambas.

 

COMPARAÇÃO ENTRE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E A POO

Neste tópico, iremos promover uma comparação entre a programação estrutura e a programação orientada a objetos, com o intuito de não só reforçar as características singulares de cada uma, mas também consolidar o que você já sabe em relação à elas.

 

 

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que os dois tipos de programação possuem suas vantagens e desvantagens de uso pelos desenvolvedores. Além disso, determinar qual a melhor programação a ser utilizada pode depender do tipo de programa que será desenvolvido.

 

Então, preparado para aprender as diferenças entre elas? Observe a imagem a seguir. Selecionar as setas para ver todas as informações.

  • Perceba que na programação estruturada as funções são utilizadas globalmente na aplicação, já na orientada a objetos, essas funções são aplicadas aos dados de cada objeto.

  • Agora, conhecendo os dois tipos de programação, observe que a programação estruturada, quando realizada corretamente, tem a probabilidade de ter o desempenho superior ao da orientada a objeto. Isso ocorre, pois ela é procedural e realizada em sequência, onde cada linha de código é executada logo após a outra, sem desvios. Ao contrário do que ocorre na programação orientada a objetos.

 

Notou que é possível analisar claramente as diferenças entre esses dois modos de programar quando falamos de dados?

Deste modo, você percebeu que os procedimentos (funções) são os mesmos, o que muda é onde eles são declarados.

Como a programação estruturada possui uma linguagem mais parecida com a da máquina, ela permite que o programador utilize melhor o desempenho do hardware, resultando em um código mais Eficiente.

Convidamos você a assistir ao vídeo, para saber mais sobre o hardware e as peças que o compõem. Vamos lá!

 

Confira o vídeo sobre o hardware e os principais componentes do computador.

Confira aqui o que foi abordado no vídeo.

 

No vídeo, você conheceu mais sobre o conceito de hardware, sobretudo, observando os principais componentes do computador, isto é, a placa mãe, a memória RAM e ROM, o disco rígido e o processador.

Até aqui, analisamos as várias vantagens da programação estruturada. Mas você deve estar se perguntando, por que então utilizar a programação orientada a objetos?

Para trazer ainda mais benefícios quando falamos em desenvolver aplicações mais modernas. Pois, hoje em dia o hardware possui uma ótima capacidade de processamento. Logo, o desempenho da aplicação não é mais uma grande preocupação. Isso fez com que a POO se tornasse muito utilizada no mundo todo. Outra vantagem apresentada por esta programação é que ela possibilita reutilizar o código, além de ser um código muito próximo ao mundo real, o que fortaleceu o seu crescimento mundialmente.

SAIBA MAIS (link)

No vídeo PHP Orientado a Objetos - Programação Estruturada vs Orientação a Objetos, você pode complementar a definição dos dois paradigmas de programação estruturada e POO. Vale a pena conferir!

 

 

Parabéns! Você chegou ao final do módulo 1.

 
 

Aqui você compreendeu sobre a programação estruturada, como ela funciona e qual a sua estrutura, cuja lógica e sequência seguem os pensamentos de uma máquina.

Somado a isso, você também viu acerca da programação orientada a objetos, isto é, a programação próxima ao raciocínio. Além disso, você acompanhou brevemente a história desta última, bem como os conceitos de objetos, atributos, métodos, classes e instâncias.

No entanto, ainda é necessário entender os quatro pilares da programação orientada a objetos, assunto que você estudará no próximo módulo. Acompanhe!

 

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