Agora que já sabemos como utilizar as variáveis e seus tipos, vamos criar um exemplo. Nele vamos cadastrar informações de um jogo no sistema de uma loja de jogos, como mostra a Animação 1.
Animação 1. Aplicação de exemplo
Perceba que ao executar o código o sistema pede para que os dados sejam informados e em seguida imprime os dados cadastrados na tela.
Para isso, utilizaremos o Código 1.
Código 1. Exemplo cadastro de jogos
Para poder acompanhar o exemplo na prática, crie um arquivo novo no Portugol Studio e adicione o Código 1.
Vamos ao exemplo:
Entendendo o código do exemplo
Para construir esse sistema precisamos executar três passos que são:
Declarar as variáveis;
Receber dados do usuário;
Exibir as informações cadastradas na tela.
No flow abaixo vamos entender o código:
No Portugol, utilizamos o \n para adicionar uma quebra de linha ao nosso texto, ou seja, tudo que estiver depois do \n será escrito na linha seguinte.
Qual o próximo passo?
Agora que você já sabe utilizar variáveis nos seus diferentes tipos, o próximo passo é as atividades práticas!
Parabéns! Você aprendeu a utilizar variáveis e tipos de dados através do Portugol. Mais um passo dado na sua carreira como programador.