Praticando

 

 

Agora que já sabemos como utilizar as variáveis e seus tipos, vamos criar um exemplo. Nele vamos cadastrar informações de um jogo no sistema de uma loja de jogos, como mostra a Animação 1.

Perceba que ao executar o código o sistema pede para que os dados sejam informados e em seguida imprime os dados cadastrados na tela.

Para isso, utilizaremos o Código 1.

Para poder acompanhar o exemplo na prática, crie um arquivo novo no Portugol Studio e adicione o Código 1.

Vamos ao exemplo:

Entendendo o código do exemplo

Para construir esse sistema precisamos executar três passos que são:

  • Declarar as variáveis;

  • Receber dados do usuário;

  • Exibir as informações cadastradas na tela.

No flow abaixo vamos entender o código:

No Portugol, utilizamos o \n para adicionar uma quebra de linha ao nosso texto, ou seja, tudo que estiver depois do \n será escrito na linha seguinte.

Qual o próximo passo?

Agora que você já sabe utilizar variáveis nos seus diferentes tipos, o próximo passo é as atividades práticas!

 

Parabéns! Você aprendeu a utilizar variáveis e tipos de dados através do Portugol. Mais um passo dado na sua carreira como programador.